PAULO PATRÍCIO

30 ABRIL 2022 16H30 ÀS 18H30

"O TEU NOME É"

Um olhar em detalhe sobre o processo de desenvolvimento e produção do seu filme de animação documental "O teu Nome É". Um documentário sobre a trágica vida e morte de Gisberta Salce, uma transexual sem-abrigo assassinada no Porto em 2006.

A curta-metragem teve estreia mundial no dia 18 de Julho, 2021, no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, desde aí foi seleccionado e exibido em vários festivais, entre os quais: Festival Internacional de Cinema de Guadalajara , Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, Zinebi – Festival Internacional de Documentários e Curtas-Metragens de Bilbau, Caminhos do Cinema Português, AnimaPIX, Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer. O filme foi produzido pela produtora Animais AVPL.

Paulo Patrício Nasceu no Huambo, Angola, passou por muitos lugares, vive atualmente no Porto e faz, literalmente, trinta por uma linha. O que é natural, tendo em conta que divide a sua atividade entre direcção de arte, desenho gráfico, performance ao vivo, ilustração, desenho e realização de cinema de animação.

https://www.paulopatricio.com/

Foto de rosto por Douglas Rogerson
Fotos do festival Monstra por Bruno Simões

"SURPRESA" E "SWEET SPOT"

Nesta talk Paulo Patrício irá tambem falar de mais dois outros projetos da área de animação documental. "Surpresa" é uma curta-metragem que tem como base uma conversa gravada (ou seja, não é ensaiada, nem escrita, neminterpretada…) entre mãe, Joana, e filha, Alice, com 3 anos de idade e a recuperar de um cancro do rim. Ao longo da conversa falam, de uma forma muito aberta e franca, sobre a doença, o presente, as lutas e conquistas de ambas. "Sweet Spot" é uma performance de cinema expandido ao vivo em que dois realizadores de cinema de animação – Jorge Ribeiro e Paulo Patrício – estabelecem um diálogo recorrendo a diversos meios e técnicas, cruzando música ao vivo, projecção vídeo, animação, pintura e desenho ao vivo e em tempo real. Um work in progress entre, literalmente, dois cabeçudos.



FOLLOW PARA NOVIDADES