Um olhar em detalhe sobre o processo de desenvolvimento e produção do seu filme de animação documental "O teu Nome É". Um documentário sobre a trágica vida e morte de Gisberta Salce, uma transexual sem-abrigo assassinada no Porto em 2006.
A curta-metragem teve estreia mundial no dia 18 de Julho, 2021, no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, desde aí foi seleccionado e exibido em vários festivais, entre os quais: Festival Internacional de Cinema de Guadalajara , Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, Zinebi – Festival Internacional de Documentários e Curtas-Metragens de Bilbau, Caminhos do Cinema Português, AnimaPIX, Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer. O filme foi produzido pela produtora Animais AVPL.
Paulo Patrício Nasceu no Huambo, Angola, passou por muitos lugares, vive atualmente no Porto e faz, literalmente, trinta por uma linha. O que é natural, tendo em conta que divide a sua atividade entre direcção de arte, desenho gráfico, performance ao vivo, ilustração, desenho e realização de cinema de animação.
Foto de rosto por Douglas Rogerson
Fotos do festival Monstra por Bruno Simões
Nesta talk Paulo Patrício irá tambem falar de mais dois outros projetos da área de animação documental. "Surpresa" é uma curta-metragem que tem como base uma conversa gravada (ou seja, não é ensaiada, nem escrita, neminterpretada…) entre mãe, Joana, e filha, Alice, com 3 anos de idade e a recuperar de um cancro do rim. Ao longo da conversa falam, de uma forma muito aberta e franca, sobre a doença, o presente, as lutas e conquistas de ambas. "Sweet Spot" é uma performance de cinema expandido ao vivo em que dois realizadores de cinema de animação – Jorge Ribeiro e Paulo Patrício – estabelecem um diálogo recorrendo a diversos meios e técnicas, cruzando música ao vivo, projecção vídeo, animação, pintura e desenho ao vivo e em tempo real. Um work in progress entre, literalmente, dois cabeçudos.